quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reação

O pecado endurece o coração gerando incredulidade, deixamos de crer naquilo que tinhamos certeza. Nos calamos pois nossos olhos só enchergam nossas limitações. No trabalho, em meio a familiares, amigos e muitas vezes irmãos com suas diferentes opiniões. Ficamos acuados e passivos a situação.
Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 10.22
Preferimos evitar o confronto, pois no fundo todos querem ser aceitos. Da mesma forma que é tendência o desconforto quando somos contrariados. Quem nunca pestenejou antes de dar seu testemunho? Por ter consciência da possível reação das pessoas, tendo assim que encarar as consequências. Paulo viveu isso, mas será que Deus o deixou desamparado?
Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.
Atos 23.11
Não! O Senhor instiga a Paulo seguir com coragem. A nova aliança, feita através de Jesus, nos dá esperança, gerando a ousadia necessária para declararmos a nossa fé.
Tendo, pois, tal esperança, servimo-nos de muita ousadia no falar.
2 Coríntios 3.12
Seja fruto do pecado ou tendência por evitar o confronto com o errado, o fato é que cada vez que nos calamos a distância entre nós e Deus aumenta. Esquecemos da aliança que temos com o Senhor e as trevas ganham espaço. Aumentando nossa incredulidade, fazendo com que as promessas e sonhos de nossas vidas ganham o rótulo de impossível ou muito difícel. Se não acreditamos no que Deus nos fala, em quem será que acreditamos?
Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.
Hebreus 3.6
Ignoramos o fato de que somos morada de Jesus nesta terra. Assim o que deveria estar limpo acaba por ser contaminado com todo lixo que nos rodeia. Quem sou eu para dar testemunho, quem sou para falar de Jesus. Tenho pouco conhecimento, não acreditarão em mim... se um dia você pensou desta maneira, calma! Isso é normal, mas não se conforme e não aceite isso.
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3.16
Vivemos em um mundo onde se busca padrões e fórmulas, isso é reflexo da falta de fé e esperança - o natural deseja o controle. Nos baseamos em valores e conceitos que fazem acepção de pessoas - isso dentro e fora da igreja. Calados e tímidos é assim que devemos testemunhar? Se você deseja que a glória de Deus se manifeste em sua vida, o livro de Atos nos mostra quais atitudes tomar.
Atos
4.13 Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.
4.31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
Tendo ousadia, coragem e intrepidez ao declarar a palavra de Deus com alegria, júbilo e regozijo a sua esperança será renovada não permitindo a distorção e incredulidade daquilo que está determinado para sua vida.
Hebreus
3.12   Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
3.13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
Existem promessas para sua vida, agarre-se a elas sem intimidar-se por qualquer adversidade. Busque aquilo que agrade a Deus para que você não contamine com o pecado deixando de viver o melhor da sua vida.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Meu dom, meu deus

Antes de mesmo de congregar em uma igreja evangélica, lendo a bíblia e refletindo daqui, refletindo dali, pensava sobre a necessidade de se ter algo palpável, visível para fazer uma oração um pedido. Enfim, a necessidade de ver para crer.

A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus, que feliz aquele que crê mesmo sem ver. Não é por nada que aqueles que não tiveram uma experiência com Deus, através do praticar a palavra, achem o evangelho coisa de louco – não culpo(e).

Fui criado em um lar católico, e todos sabem que a Igreja Católica tem lá suas imagens de “santos” diante das quais rezam e se prostam. Imagina um jovem se convertendo e lendo na bíblia passagens como esta:
Isaías
44.12   O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até formar a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças.
44.13   O escultor mede um pedaço de madeira e com um giz desenha nele a figura do ídolo. Depois, com as suas ferramentas, ele faz uma estátua com a forma de um belo ser humano, para ser colocada num templo.
44.14   O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer.
44.15   O homem usa uma parte da madeira para fazer um fogo; ali ele se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora.
44.16   Assim metade da madeira serve para fazer um fogo; o homem assa a carne, come e fica satisfeito. Também se esquenta e diz: “Que fogo bom! Já me esquentei bem!”
44.17   Com a outra metade da madeira, o homem faz uma imagem, isto é, um deus; depois, fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: “Tu és o meu deus; salva-me!”
44.18   Essa gente não tem juízo. Eles fecharam os olhos e não podem ver nada; fecharam também a sua mente e não entendem nada.
44.19   O homem que faz imagens não entende nada e não tem a inteligência necessária para dizer a si mesmo: “Ora, com metade dessa madeira eu fiz um fogo; assei o pão, assei a carne e comi. E com a outra metade eu fiz esta imagem nojenta. Agora, aqui estou eu, adorando um pedaço de madeira!”
44.20   Adorar uma imagem não adianta nada; é o mesmo que comer cinzas. O homem que adora imagens não pensa direito, mas vive enganado. Ele não pode se salvar, pois não é capaz de dizer: “Isto que está na minha mão não é um deus coisa nenhuma.”
O que você acha que acontecia? Ia até a minha mãe e dizia: Tá aqui ó, ta vendo, a bíblia diz que não devemos nos prostrar diante de imagens, que isso não é Deus e blá blá blá. A maioria dos cristãos teve seu momento Joselito, onde normalmente as mães são os alvos.

Mas o tempo passa e se aprende a ser mais humilde e menos dono da verdade. A palavra de Deus se renova, ela não perde o valor, mas conforme a vontade de Deus a compreensão vai aumentando e indo além do que olhos podem ver e a mente natural é capaz de concluir.
“Mas serão derrotados e humilhados todos os que confiam em ídolos, todos os que dizem às imagens: ‘Vocês são os nossos deuses.’ ” Isaías 42.17
Os ídolos retratados na bíblia, aqui nestes versículos citados, falam de coisas esculpidas por mãos humanas que recebem as vezes de deuses. Mas que na verdade não são capazes de fazer nada.

O reflexo do “crente” é apontar o dedo para igreja católica e seus membros, como eu já fiz um dia, se colocar como juiz e sair se achando o dono da verdade.

O nosso trabalho, resultado da obra de nossas mãos, pode ter se tornado um deus em nossas vidas. Ao confiar naquilo que se pode conseguir por conta própria tras confusão, humilhação e derrota.
O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer. Isaías 44.14
Quem manda a chuva? Quem organizou, criou, a natureza? Quem deu dom para o escultor? Se você acha que o mundo é um acidente e se acha tão bom e capaz de tudo, vá em frente e se prepare para as consequências.

Mas você que sabe que não é fruto de um acidente, Deus tem um propósito para tudo, e aquilo que você é capaz de fazer é dom gratuito que te foi dado mesmo sem merecer.

Não se perca esquecendo de adorar o único que é digno de receber a tua adoração.


Teu dom não é teu Deus.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sucesso de audiência

Sempre disse que novela era uma palhaçada, que as histórias eram forçadas e mentirosas. Porém, hoje tenho uma opinião diferente quanto a isso. Talvez pela eficácia das novelas, hoje suas histórias são reais.

Tem uma passagem que parece ser a base de muitos escritores de novela. Você deseja saber como vai ser a próxima novela de sucesso de uma grande emissora brasileira? Leia Gálatas capítulo 5 do versículo 19 ao 21.

19 As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes,
20 a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,
21 as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.

Da pra dizer que realmente as novelas tratam dos assuntos da vida real. E isso pode levar muitos, independente de crença ou conhecimento pensarem: E daí, qual o problema? O final do versículo 21 nos revela qual o problema.

“Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.”

Tudo que esta listado nos versículos 19, 20 e 21 de Gálatas são consideradas obras da carne (natureza humana). No decorrer do capítulo, versículos 22 e 23, são listados o que é fruto do Espírito.

22 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,
23 a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.

O que são frutos do Espírito? São frutos, consequências, daquilo que uma vida com Jesus proporciona a tudo aquele que escolher “crucificar a carne, com suas paixões e concupiscências” Gl 5.24.

Agora pegue os itens dos versículos 19, 20 e 21 e coloque de uma lado da balança. Depois pegue os itens dos versículos 22 e 23 de Gálatas 5. O que tem pesado mais na sua balança “crente”?

E você que talvez não acredite na bíblia e muito menos em Deus, me responde o que deseja colher na sua vida, seja sincero e não um orgulhoso e hipócrita.

Você deseja as consequências da imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, adoração de ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas, bebedeiras, farras e outras coisas parecidas com essas?

Ou você prefere os frutos do o amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio?

Termino com o primeiro versículo que decorei ao buscar Deus na leitura da sua palavra. Nunca busquei uma igreja, busquei a Deus em sua palavra e entendi a necessidade de frequentar uma igreja em vez de ficar vendo, ou vivendo, uma novela.

“Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.” 1 Coríntios 6.12

Todos versículos citados estão na Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Compare com outras traduções em SBB.