terça-feira, 30 de novembro de 2010

Chamados para o arrependimento

Como mudar de vida sem arrependimento? Não tem como, pois se as coisas velhas ainda fazem parte de nossas vidas, é impossível viver a plenitude do novo.

Não é uma questão de nunca mais fazer o que um dia nos deu prazer. É simplesmente nos limpar da sujeira e permitir a boa e agradável vontade de Deus em nossas vidas.

Com o tempo percebemos que muitas coisas que pareciam ser fundamentais, eram justamente o que nos impedia de viver o melhor deste tempo.
1 Samuel
4.3   Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos.
O exercíto de Israel estava perdendo uma peleja e percebeu que não haviam levado a Arca da Aliança (presença de Deus) e por isso mandaram buscar.
1 Samuel
4.10   Então, pelejaram os filisteus; Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda; foi grande a derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens de pé. 4.11   Foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias.
Depois mesmo tendo ela, perderam a batalha e a Arca ainda foi rouba. Aqueles que a levaram (roubaram) do povo de Israel, sofreram as consequências e acabaram por devolve-la.

O capítulo 5 de 1 Samuel mostra as consequências sofridas pelos filisteus por terem levado a Arca da Aliança.
Creio que nos dias de hoje todos aqueles que contribuem para o roubo (afastamento) das pessoas da presença de Deus, também sofrerão as consequências. Mas isso vai render outro texto.

Quanto a Israel não bastava ter de volta a presença de Deus. Era necessário se desfazer dos outros deuses (idolatria – carnalidade) e preparar o coração para o Senhor.
1 Samuel
7.3   Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. 7.4   Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR.

Depois de terem entendido isso, Israel volta a enfrentar aqueles que antes haviam vencido e levado a arca. Desta vez Israel vence e recupera o que lhes tinha sido roubado.

Tudo isso reconhecendo que foi a mão de Deus que os ajudou.
1 Samuel
7.10   Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel. 7.11   Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car. 7.12   Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. 7.13   Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra eles todos os dias de Samuel. 7.14   As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus.
Perdemos muitas coisas por consequência dos nossos pecados. Quando agimos sem a presença, dependência e direção de Deus.

Acabamos sendo roubados, mas uma coisa é a batalha outra é a guerra. A nossa já foi vencida, por Cristo na cruz, e se nos arrependermos verdadeiramente.

Deus é connosco nas batalhas e restitui o que nos foi roubado.



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Já é ou já era?

Chega um momento em que precisamos tomar uma atitude – dar um basta. Percebemos que alguma coisa está errada, ou muitas coisas, e que não está fluindo como poderia. Neste momento calamos o orgulho e aceitamos o fato de que algo está faltando, mas não sabemos o que é – e precisamos de ajuda!

Este é o momento, venho vivendo, que chamo de: JÁ É ou JÁ ERA? Vai ou não vai, é ou não é!? E ponto, sem negociar com a dúvida que gera incerteza, insegurança e consequentemente pecado.

Mas o que é preciso acontecer para reconhecer o insucesso. O quanto preciso descer para perceber que não se está subindo. O quanto é preciso perder para entender que não se está ganhando. E não dá mais para empurrar com a barriga e ficar andando em círculos. O carro precisa parar pra lembrar que precisa abastecer se não ele não anda?
Provérbios 19.21
Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá. 
Não somos um acidente, nascemos com um propósito. No nosso coração, que muitas vezes nos engana – pois agimos na emoção, temos muitas coisas. Algumas fizemos e podemos teimar e continuar vivendo desta forma, na força do braço sem buscar a Deus – temos liberdade para isso. Mas o 100% só virá quando entendermos que Deus tem o que é perfeito e agradável.

QUAL O SEU PROPÓSITO DE VIDA? Temos liberdade sim, para escolher qualquer caminho. Mas não importa o talento o quanto já conquistou, não ouvir o que Deus tem há oferecer é ir contra o propósito de vida. E se Jesus é o caminho, verdade e vida o outro caminho só pode ser mentira e morte.

Temos nossos rascunhos com sonhos, desejos e projetos. Alguns criam forma mas não rendem o 100% por causa do nosso orgulho, motivações erradas, pecado, vaidade entre outros motivos mas o principal motivo de os nossos rascunhos não saírem do papel, para render tudo que podem e devem, é o fato de não nos atentarmos para a voz de Deus. Jogue fora os rascunhos. Deus tem um projeto pronto, que é muito maior do que você pode imaginar e muito melhor que qualquer coisa que o mundo pode dar.

Conscientes de que não somos um acidente tomamos a atitude de buscar as experiências que vão gerar a transformação necessária. Encarando dificuldades que vão nos forjar. Perseverando somos agentes influenciadores, fazendo parte de uma geração, quer queira ou não, vai gerar a próxima. Contribuindo para a próxima geração estamos multiplicando. E o multiplicar é contrário ao individualismo que enfraquece a aliança. Exemplo atual são as famílias: quanto mais independência cada membro adquiri, mais a família se distancia.
Romanos 12.1-2
12.1 Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. 12.2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

Saimos do conformismo com as coisas deste século e nos posicionamos. E isso pede renuncias que nos fazem romper. Assim saímos do ciclo lá do início que nos demos conta que não estava rendendo o 100%. Largamos as referências dos nossos rascunhos e passamos a viver o projeto de Deus.

Para isso é preciso intimidade com o dono do projeto. Quem entregaria um projeto perfeito para alguém que não confiasse. Conhecer ele conhece a todos, mas e o confiar?
2 Timóteo 3.1-5
3.1   Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. 3.2   Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3.3   Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 3.4   Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; 3.5   parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!

Que viver o 100% de Deus para tua vida? Ele é um Deus que te ama e espera por momentos de intimidade contigo. Assim como um pai se alegra com o filho que deseja aprender. Tenha intimidade com Deus, assim Ele vai revelar o caminho que deve andar. E seja obediente ao que Ele te ensinar.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ta com sede?

Na hora da luta a distância entre fazer na própria força é algo próximo do entregar, confiadamente, ao Senhor. Nisso muitas vezes perdemos a oportunidade de avançar. Por incredulidade somos enfraquecidos e acabamos nos desgastando com a peleja. Ignorando que a vitória já nos foi dada, e não há tentação que não possamos suportar.

Jesus foi de carne e osso, não conheço ninguém que sofreu tentação mais “hardcore” do que ele. Quarenta dias de jejum no deserto tendo que encarar face to face o "bafento chifrudo". É nestas que não importa o que qualquer um já passou nesta vida, tudo se torna algodão – branco, macio e leve.

Mas e por que o filho do Criador se sujeitou a isso?

Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.
Hebreus 2.18

Ele poderia dar ordem a anjos, tinha autoridade para mandar e desmandar mas não fez uso da sua autoridade desta maneira. Suportou cada tentação, cada sofrimento como homem comum assim como você e eu.  E isso pra que? Para que não viemos a dizer: É demais para mim, eu não consigo, não posso suportar. Toda vez que você se sentir fraco diga: Isso é mentira do diabo (popular calça curta). E lembre-se!

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
Hebreus 4.15-16

Ta difícil, ta pensando em desistir? Bateram e cuspiram no rosto de Jesus para que esta tentação ao seu redor fosse suportada. E é nestas horas que dinheiro, fama, sabedoria humana entre outras coisas mais viram vento e de nada valem. E se fosse acha que a Bíblia é um livro de histórias fictícias, eu te alerto.

Em três piscar de olhos você se ligou que este blog era de “crente”.  O segundo parágrafo começa com Jesus, em momento algum fiz referência a filosofias humanas ou religiosas, citei a bíblia e de forma aberta te expus um pouco quem é o Cristo que sigo. Ainda assim você continua lendo este texto. Por que? Escrevo bem, o layout é bonito? Sabemos que não. Mas, por que você que não acredita em Deus, mas, sim na “alegria” de um porre ou na “paz” de um baseado ainda está lendo? A bíblia tem a resposta.

Porque para mim tenho por certo que os sofrimento do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
Romanos 8.18-23

Você diz que não, que não precisa, ou até acredita e sabe que precisa mas acha que ainda não é o momento. Você tem fome, você tem sede, só não sabe de que. Não é de sexo, de álcool, cigarro, cocaína, ácido... você leu este texto, entrou neste blog de crente careta porque deseja beber da fonte. Que fonte? Lembrou do Titãs e agora descobriu que tem sede de beber água da fonte. Deve ta pensando que pirei de vez. Não vou abusar do Espírito Santo que te manteve até aqui, leia e entenda.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e em verei perante a face de Deus?
Salmos 42.2
No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
João 7.37-38
O Espírito a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
Apocalipse 22.17

Cristo é vida.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Emoção

Uma das definições para EMOÇÃO é Abalo Moral. Abalo fala por si só, e moral ligado ao ânimo significa estado de espírito.


Se em algum momento eu fui “abalado” profissionalmente as chances de agir na emoção com relação a uma oportunidade de emprego são grandes. Quem um dia foi “abalado” em um relacionamento que não deu certo, independente do motivo, tem chances de agir na emoção diante de um novo relacionamento.


Não importa seu talento e capacidade. Se você não estiver resolvido o “abalo” do passado na sua área profissional, como deseja encarar um novo emprego? Se as feridas de um relacionamento ainda estão abertas, como se envolver com uma outra pessoa?


Aqui, estou usando como exemplo duas áreas específicas, mas sabemos que o mundo vai além de trabalho e a pessoa que Deus separou para você. O fato é que antes de curadas as feridas as chances das nossas emoções prevalecerem são grandes. Abalados estamos sensíveis e sem segurança.


Mas o que fazer com as experiências que não deram certo? Aprender e ponto. Não fique remoendo o passado, futricando na ferida. Encarar o tempo por si só como remédio é perigoso. O erro é oportunidade de se entender o que é certo. Sim, simples assim. Assim como sem a Bíblia não saberíamos o que é pecado.


Se você não aprendeu com o erro não vai entender o que é certo. Se o “abalo” não contribuir com o crescimento ainda não haverá maturidade. Se algum erro está se repetindo, permita-se aprender com este, para que na próxima acerte!


As vezes só percebemos o quanto está escuro quando um raio de luz entra. O que pode estar faltando é um pecado que ainda não foi confessado ou reconhecido e também um perdão que ainda não foi liberado ou pedido.


Quanto a este texto tentei ser simples e objetivo, se errei, me diga onde que no próximo eu acerto!


Jesus veio uma única vez e fez o que tinha que ser feito sendo obediente.

"twittadas" pré-texto:
Vou juntar tudo que tem me tirado a paz, colocar em um saco e etiquetar "SÓ EMOÇÃO" e levar para reciclagem.
Experiências, alheias ou próprias, quando frustradas podem gerar uma casca de medo tão grande que não conseguimos ouvir a voz de Deus.
Na Bíblia procuro respostas mas Deus sempre tem mais dando (experiências) oportunidades. Pois viver na prática pela graça supera teorias.
Se não aprendemos com o que um dia deu errado. Não vamos perceber o que é certo. Se nos acostumamos com o escuro a luz incomoda.
Em casa fechada só ilumina luz "artificial". Para que a natural entre é preciso se abrir. Cada parte da casa tem a sua janela.
Não procure só as respostas. Clame pela experiência e seja transformado! E quando estiver fraco Deus te fará forte.
Na hora o corte não doi. É no tempo de curar a ferida que a dor, aquela que incomoda e cura, vem com tudo. #perdoar #amar #crescer 
@servivente