quinta-feira, 6 de maio de 2010

Distância

Qual cristão nunca foi questionado a respeito de um irmão que está afastado da igreja (corpo)? Qual cristão nunca caiu no erro de julgar alguém que, mesmo depois de ter tido uma experiência com Deus, se afastou? Qual cristão nunca se entristeceu com um amigo que escolheu voltar às coisas do passado ignorando o que Jesus fez por cada um de nós?
Eu levanto a mão para estas questões, já fiquei sem saber o que falar quando questionado a respeito de pessoas, que demonstravam uma nova vida com Cristo. E diante disso caí no erro de tentar explicar o afastamento delas. Vezes fui crítico e pequei ao julgar, outras, por não querer enxergar os propósitos de Deus, tentei achar justificativas.
Da mesma maneira que me alegro com vidas que chegam, me entristeço quando se distanciam. Porém, Deus tem mostrado algumas coisas quanto a isso, entre elas, poço pontuar três. Um dia eu fui a vida que estava distante, hoje por estar próximo não tenho o direito de julgar quem se afastou e, a obra é dEle, Senhor dos Exércitos é o seus nome.
Algumas pessoas conhecem meu testemunho. Da tarde para noite resolvi parar de beber e busquei na bíblia argumentos para isso. Antes de convencer amigos do porque desta decisão, primeiro eu precisava entender o porquê deste posicionamento. Em menos de um mês parei com a maconha que fumava vez ou outra. No andar da carruagem fui me posicionando em relação a outras coisas.
Perto de completar dois anos sem drogas, cansado de baladas, conheci uma igreja pela internet. Assistindo um culto ministrado lá em São Paulo, eu aqui em São Sebastião do Caí no interior gaúcho aceitei Jesus. A sede mais próxima desta congregação que me mostrou o evangelho ficava a uns 60 km, eu tenho carteira, mas não dirijo e de qualquer forma não tenho carro.
Mesmo assim tal distância não foi problema. Me perguntei sim diversas vezes porque Deus foi me colocar em uma igreja tão distante, tem outras mais próximas da minha casa, que pregam a mesma palavra. A resposta para isso é o fato de que os planos de Deus não deveriam ser questionados e sim vividos, o resultado é maravilhoso.
Hoje, já existe uma igreja desta congregação a uns 20 minutos da minha casa, e uma reunião no formato de célula (reunião em casa) na minha cidade. Nunca me afastei da bíblia, da igreja, dos irmãos, daquilo que Deus tem revelado como o caminho que devo seguir. Porém, isso não me faz melhor ou pior do que qualquer um.
Na virada do último ano vi muitas vidas se afastarem, por motivos diferentes. Tentei entender, julguei, desanimei mas aprendi. Para Deus não existe distância, e é Ele quem escolhe a quem, quando e o que revelar. Ele permiti acontecer coisas que só entenderemos na glória, a obra é dEle, me resta (com alegria) não atrapalhar e fazer o que Ele mandar.
Creio na volta de cada um, pois a semente foi plantada e será regada com oração. O fruto será o arrependimento nos corações, gerando um corpo unido. Com os olhos voltados a Deus, ouvidos atentos a sua palavra e lábios declarando a sua verdade.
Aqueles que estão longe virão e ajudarão no edificar o templo do Senhor, e sabereis que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós outros. Isto sucederá se diligentemente ouvirdes a voz do Senhor, vosso Deus. Zacarias 5.15
Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o Senhor, e eu o sararei. Isaias 57.19
Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.
Atos 2.38-39
Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.
E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
Efésios 2.11-22
Eu, sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou filho do homem, que não passa de erva?
Quem és tu que te esqueces do Senhor, que te criou, que estendeu os céus e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do tirano, que se prepara para destruir? Onde está o furor do tirano?
O exilado cativo depressa será libertado, lá não morrerá, lá não descerá à sepultura; o seu pão não lhe faltará.
Pois eu sou o Senhor, teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas – o Senhor dos Exércitos é o meu nome.
Isaías 51.12-15



Nenhum comentário: