segunda-feira, 17 de maio de 2010

Rebeldes, pérfidos e idolatras.

O capítulo 2 do livro de Jeremias está dividido em três partes. Na tradução da minha bíblia os títulos são “O amor de Deus e a rebeldia do povo”, ”Perfídia sem exemplo” e “Israel adorou a Baal”.

A primeira parte fala do povo que no início servia com dedicação, mas com o passar do tempo trai quem os salvou. Daria pra resumir com um ditado popular “Vassoura nova varre que é uma beleza”. A sustentação disso se dá no restante do capítulo.

Depois é preciso buscar o significado de Perfídia. Voltar atrás, retornar; desertar; infidelidade, apostasia, deslealdade; voltar a uma antiga posição. Tamanha foi à transformação, no início, que fica difícil encontrar um exemplo, algo semelhante, para comparar e justificar tanta deslealdade.

O capítulo se encerra na idolatria a outro deus que não aquele que um dia os salvou. No versículo 27 fala-se em pedra e madeira. Porém, o que hoje, infelizmente, encontramos é uma idolatria que muitas vezes vai além de imagens e símbolos.

Não podemos esquecer de onde saímos e quem nos guiou. Nossa carne tende a esquecer disso logo que as coisas se estabilizam, resultando em apostasia. Que nos conduz a uma confusão de valores.

Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra em que se não semeia. Jeremias 2.2

Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas e, cavaram cisternas rotas, que não retêm águas. Jeremias 2.13

A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o Senhor, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, Senhor dos exércitos. Jeremias 2.19

Como se envergonha o ladrão quando o apanham, assim se envergonham os da casa de Israel; eles, os seus reis, os seus príncipes, os seus sacerdotes e os seus profetas,
que dizem a um pedaço de madeira: Tu és meu pai; e à pedra: Tu me geraste. Pois me viraram as costas e não o rosto; mas, em vindo a angústia, dizem: Levanta-te e livra-nos.
Onde, pois, estão os teus deuses, que para ti mesmo fizeste? Eles que se levantem se te podem livrar no tempo da tua angústia; porque os teus deuses, ó Judá, são tantos como as tuas cidades. Jeremias 2.26-28

Vinícius Vivente

Nenhum comentário: