terça-feira, 5 de outubro de 2010

Meu dom, meu deus

Antes de mesmo de congregar em uma igreja evangélica, lendo a bíblia e refletindo daqui, refletindo dali, pensava sobre a necessidade de se ter algo palpável, visível para fazer uma oração um pedido. Enfim, a necessidade de ver para crer.

A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus, que feliz aquele que crê mesmo sem ver. Não é por nada que aqueles que não tiveram uma experiência com Deus, através do praticar a palavra, achem o evangelho coisa de louco – não culpo(e).

Fui criado em um lar católico, e todos sabem que a Igreja Católica tem lá suas imagens de “santos” diante das quais rezam e se prostam. Imagina um jovem se convertendo e lendo na bíblia passagens como esta:
Isaías
44.12   O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até formar a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças.
44.13   O escultor mede um pedaço de madeira e com um giz desenha nele a figura do ídolo. Depois, com as suas ferramentas, ele faz uma estátua com a forma de um belo ser humano, para ser colocada num templo.
44.14   O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer.
44.15   O homem usa uma parte da madeira para fazer um fogo; ali ele se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora.
44.16   Assim metade da madeira serve para fazer um fogo; o homem assa a carne, come e fica satisfeito. Também se esquenta e diz: “Que fogo bom! Já me esquentei bem!”
44.17   Com a outra metade da madeira, o homem faz uma imagem, isto é, um deus; depois, fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: “Tu és o meu deus; salva-me!”
44.18   Essa gente não tem juízo. Eles fecharam os olhos e não podem ver nada; fecharam também a sua mente e não entendem nada.
44.19   O homem que faz imagens não entende nada e não tem a inteligência necessária para dizer a si mesmo: “Ora, com metade dessa madeira eu fiz um fogo; assei o pão, assei a carne e comi. E com a outra metade eu fiz esta imagem nojenta. Agora, aqui estou eu, adorando um pedaço de madeira!”
44.20   Adorar uma imagem não adianta nada; é o mesmo que comer cinzas. O homem que adora imagens não pensa direito, mas vive enganado. Ele não pode se salvar, pois não é capaz de dizer: “Isto que está na minha mão não é um deus coisa nenhuma.”
O que você acha que acontecia? Ia até a minha mãe e dizia: Tá aqui ó, ta vendo, a bíblia diz que não devemos nos prostrar diante de imagens, que isso não é Deus e blá blá blá. A maioria dos cristãos teve seu momento Joselito, onde normalmente as mães são os alvos.

Mas o tempo passa e se aprende a ser mais humilde e menos dono da verdade. A palavra de Deus se renova, ela não perde o valor, mas conforme a vontade de Deus a compreensão vai aumentando e indo além do que olhos podem ver e a mente natural é capaz de concluir.
“Mas serão derrotados e humilhados todos os que confiam em ídolos, todos os que dizem às imagens: ‘Vocês são os nossos deuses.’ ” Isaías 42.17
Os ídolos retratados na bíblia, aqui nestes versículos citados, falam de coisas esculpidas por mãos humanas que recebem as vezes de deuses. Mas que na verdade não são capazes de fazer nada.

O reflexo do “crente” é apontar o dedo para igreja católica e seus membros, como eu já fiz um dia, se colocar como juiz e sair se achando o dono da verdade.

O nosso trabalho, resultado da obra de nossas mãos, pode ter se tornado um deus em nossas vidas. Ao confiar naquilo que se pode conseguir por conta própria tras confusão, humilhação e derrota.
O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer. Isaías 44.14
Quem manda a chuva? Quem organizou, criou, a natureza? Quem deu dom para o escultor? Se você acha que o mundo é um acidente e se acha tão bom e capaz de tudo, vá em frente e se prepare para as consequências.

Mas você que sabe que não é fruto de um acidente, Deus tem um propósito para tudo, e aquilo que você é capaz de fazer é dom gratuito que te foi dado mesmo sem merecer.

Não se perca esquecendo de adorar o único que é digno de receber a tua adoração.


Teu dom não é teu Deus.

Nenhum comentário: