segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sucesso de audiência

Sempre disse que novela era uma palhaçada, que as histórias eram forçadas e mentirosas. Porém, hoje tenho uma opinião diferente quanto a isso. Talvez pela eficácia das novelas, hoje suas histórias são reais.

Tem uma passagem que parece ser a base de muitos escritores de novela. Você deseja saber como vai ser a próxima novela de sucesso de uma grande emissora brasileira? Leia Gálatas capítulo 5 do versículo 19 ao 21.

19 As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes,
20 a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,
21 as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.

Da pra dizer que realmente as novelas tratam dos assuntos da vida real. E isso pode levar muitos, independente de crença ou conhecimento pensarem: E daí, qual o problema? O final do versículo 21 nos revela qual o problema.

“Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.”

Tudo que esta listado nos versículos 19, 20 e 21 de Gálatas são consideradas obras da carne (natureza humana). No decorrer do capítulo, versículos 22 e 23, são listados o que é fruto do Espírito.

22 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,
23 a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.

O que são frutos do Espírito? São frutos, consequências, daquilo que uma vida com Jesus proporciona a tudo aquele que escolher “crucificar a carne, com suas paixões e concupiscências” Gl 5.24.

Agora pegue os itens dos versículos 19, 20 e 21 e coloque de uma lado da balança. Depois pegue os itens dos versículos 22 e 23 de Gálatas 5. O que tem pesado mais na sua balança “crente”?

E você que talvez não acredite na bíblia e muito menos em Deus, me responde o que deseja colher na sua vida, seja sincero e não um orgulhoso e hipócrita.

Você deseja as consequências da imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, adoração de ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas, bebedeiras, farras e outras coisas parecidas com essas?

Ou você prefere os frutos do o amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio?

Termino com o primeiro versículo que decorei ao buscar Deus na leitura da sua palavra. Nunca busquei uma igreja, busquei a Deus em sua palavra e entendi a necessidade de frequentar uma igreja em vez de ficar vendo, ou vivendo, uma novela.

“Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.” 1 Coríntios 6.12

Todos versículos citados estão na Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Compare com outras traduções em SBB.

Nenhum comentário: