terça-feira, 30 de novembro de 2010

Chamados para o arrependimento

Como mudar de vida sem arrependimento? Não tem como, pois se as coisas velhas ainda fazem parte de nossas vidas, é impossível viver a plenitude do novo.

Não é uma questão de nunca mais fazer o que um dia nos deu prazer. É simplesmente nos limpar da sujeira e permitir a boa e agradável vontade de Deus em nossas vidas.

Com o tempo percebemos que muitas coisas que pareciam ser fundamentais, eram justamente o que nos impedia de viver o melhor deste tempo.
1 Samuel
4.3   Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos.
O exercíto de Israel estava perdendo uma peleja e percebeu que não haviam levado a Arca da Aliança (presença de Deus) e por isso mandaram buscar.
1 Samuel
4.10   Então, pelejaram os filisteus; Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda; foi grande a derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens de pé. 4.11   Foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias.
Depois mesmo tendo ela, perderam a batalha e a Arca ainda foi rouba. Aqueles que a levaram (roubaram) do povo de Israel, sofreram as consequências e acabaram por devolve-la.

O capítulo 5 de 1 Samuel mostra as consequências sofridas pelos filisteus por terem levado a Arca da Aliança.
Creio que nos dias de hoje todos aqueles que contribuem para o roubo (afastamento) das pessoas da presença de Deus, também sofrerão as consequências. Mas isso vai render outro texto.

Quanto a Israel não bastava ter de volta a presença de Deus. Era necessário se desfazer dos outros deuses (idolatria – carnalidade) e preparar o coração para o Senhor.
1 Samuel
7.3   Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. 7.4   Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR.

Depois de terem entendido isso, Israel volta a enfrentar aqueles que antes haviam vencido e levado a arca. Desta vez Israel vence e recupera o que lhes tinha sido roubado.

Tudo isso reconhecendo que foi a mão de Deus que os ajudou.
1 Samuel
7.10   Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel. 7.11   Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car. 7.12   Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. 7.13   Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra eles todos os dias de Samuel. 7.14   As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus.
Perdemos muitas coisas por consequência dos nossos pecados. Quando agimos sem a presença, dependência e direção de Deus.

Acabamos sendo roubados, mas uma coisa é a batalha outra é a guerra. A nossa já foi vencida, por Cristo na cruz, e se nos arrependermos verdadeiramente.

Deus é connosco nas batalhas e restitui o que nos foi roubado.



Nenhum comentário: