terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Aos olhos de quem?

Os olhos daqueles que, muitas vezes, nos preocupamos em agradar nem sempre estão sobre nós. Porém, o olhar daquele que devemos agradar está sempre atento ao nosso proceder.

O orgulho nos leva a buscar o reconhecimento de homens. E como filhos ingratos ignoramos o que deseja, e espera, de nós aquele que nos deu a vida.

Preciso correr para Deus toda vez que percebo, constrangido pelo Espírito Santo, que temi mais ao que homens iriam dizer, pensar ou determinar, do que a Deus.

E correr é a palavra certa! Porque quando isso acontece é porque estou longe do Pai.
Salmos 128
1 Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.
2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
3 A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
5 De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida,
6 E verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Chamados para o arrependimento

Como mudar de vida sem arrependimento? Não tem como, pois se as coisas velhas ainda fazem parte de nossas vidas, é impossível viver a plenitude do novo.

Não é uma questão de nunca mais fazer o que um dia nos deu prazer. É simplesmente nos limpar da sujeira e permitir a boa e agradável vontade de Deus em nossas vidas.

Com o tempo percebemos que muitas coisas que pareciam ser fundamentais, eram justamente o que nos impedia de viver o melhor deste tempo.
1 Samuel
4.3   Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos.
O exercíto de Israel estava perdendo uma peleja e percebeu que não haviam levado a Arca da Aliança (presença de Deus) e por isso mandaram buscar.
1 Samuel
4.10   Então, pelejaram os filisteus; Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda; foi grande a derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens de pé. 4.11   Foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias.
Depois mesmo tendo ela, perderam a batalha e a Arca ainda foi rouba. Aqueles que a levaram (roubaram) do povo de Israel, sofreram as consequências e acabaram por devolve-la.

O capítulo 5 de 1 Samuel mostra as consequências sofridas pelos filisteus por terem levado a Arca da Aliança.
Creio que nos dias de hoje todos aqueles que contribuem para o roubo (afastamento) das pessoas da presença de Deus, também sofrerão as consequências. Mas isso vai render outro texto.

Quanto a Israel não bastava ter de volta a presença de Deus. Era necessário se desfazer dos outros deuses (idolatria – carnalidade) e preparar o coração para o Senhor.
1 Samuel
7.3   Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. 7.4   Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR.

Depois de terem entendido isso, Israel volta a enfrentar aqueles que antes haviam vencido e levado a arca. Desta vez Israel vence e recupera o que lhes tinha sido roubado.

Tudo isso reconhecendo que foi a mão de Deus que os ajudou.
1 Samuel
7.10   Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel. 7.11   Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car. 7.12   Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. 7.13   Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra eles todos os dias de Samuel. 7.14   As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus.
Perdemos muitas coisas por consequência dos nossos pecados. Quando agimos sem a presença, dependência e direção de Deus.

Acabamos sendo roubados, mas uma coisa é a batalha outra é a guerra. A nossa já foi vencida, por Cristo na cruz, e se nos arrependermos verdadeiramente.

Deus é connosco nas batalhas e restitui o que nos foi roubado.



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Já é ou já era?

Chega um momento em que precisamos tomar uma atitude – dar um basta. Percebemos que alguma coisa está errada, ou muitas coisas, e que não está fluindo como poderia. Neste momento calamos o orgulho e aceitamos o fato de que algo está faltando, mas não sabemos o que é – e precisamos de ajuda!

Este é o momento, venho vivendo, que chamo de: JÁ É ou JÁ ERA? Vai ou não vai, é ou não é!? E ponto, sem negociar com a dúvida que gera incerteza, insegurança e consequentemente pecado.

Mas o que é preciso acontecer para reconhecer o insucesso. O quanto preciso descer para perceber que não se está subindo. O quanto é preciso perder para entender que não se está ganhando. E não dá mais para empurrar com a barriga e ficar andando em círculos. O carro precisa parar pra lembrar que precisa abastecer se não ele não anda?
Provérbios 19.21
Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá. 
Não somos um acidente, nascemos com um propósito. No nosso coração, que muitas vezes nos engana – pois agimos na emoção, temos muitas coisas. Algumas fizemos e podemos teimar e continuar vivendo desta forma, na força do braço sem buscar a Deus – temos liberdade para isso. Mas o 100% só virá quando entendermos que Deus tem o que é perfeito e agradável.

QUAL O SEU PROPÓSITO DE VIDA? Temos liberdade sim, para escolher qualquer caminho. Mas não importa o talento o quanto já conquistou, não ouvir o que Deus tem há oferecer é ir contra o propósito de vida. E se Jesus é o caminho, verdade e vida o outro caminho só pode ser mentira e morte.

Temos nossos rascunhos com sonhos, desejos e projetos. Alguns criam forma mas não rendem o 100% por causa do nosso orgulho, motivações erradas, pecado, vaidade entre outros motivos mas o principal motivo de os nossos rascunhos não saírem do papel, para render tudo que podem e devem, é o fato de não nos atentarmos para a voz de Deus. Jogue fora os rascunhos. Deus tem um projeto pronto, que é muito maior do que você pode imaginar e muito melhor que qualquer coisa que o mundo pode dar.

Conscientes de que não somos um acidente tomamos a atitude de buscar as experiências que vão gerar a transformação necessária. Encarando dificuldades que vão nos forjar. Perseverando somos agentes influenciadores, fazendo parte de uma geração, quer queira ou não, vai gerar a próxima. Contribuindo para a próxima geração estamos multiplicando. E o multiplicar é contrário ao individualismo que enfraquece a aliança. Exemplo atual são as famílias: quanto mais independência cada membro adquiri, mais a família se distancia.
Romanos 12.1-2
12.1 Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. 12.2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

Saimos do conformismo com as coisas deste século e nos posicionamos. E isso pede renuncias que nos fazem romper. Assim saímos do ciclo lá do início que nos demos conta que não estava rendendo o 100%. Largamos as referências dos nossos rascunhos e passamos a viver o projeto de Deus.

Para isso é preciso intimidade com o dono do projeto. Quem entregaria um projeto perfeito para alguém que não confiasse. Conhecer ele conhece a todos, mas e o confiar?
2 Timóteo 3.1-5
3.1   Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. 3.2   Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3.3   Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 3.4   Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; 3.5   parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!

Que viver o 100% de Deus para tua vida? Ele é um Deus que te ama e espera por momentos de intimidade contigo. Assim como um pai se alegra com o filho que deseja aprender. Tenha intimidade com Deus, assim Ele vai revelar o caminho que deve andar. E seja obediente ao que Ele te ensinar.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ta com sede?

Na hora da luta a distância entre fazer na própria força é algo próximo do entregar, confiadamente, ao Senhor. Nisso muitas vezes perdemos a oportunidade de avançar. Por incredulidade somos enfraquecidos e acabamos nos desgastando com a peleja. Ignorando que a vitória já nos foi dada, e não há tentação que não possamos suportar.

Jesus foi de carne e osso, não conheço ninguém que sofreu tentação mais “hardcore” do que ele. Quarenta dias de jejum no deserto tendo que encarar face to face o "bafento chifrudo". É nestas que não importa o que qualquer um já passou nesta vida, tudo se torna algodão – branco, macio e leve.

Mas e por que o filho do Criador se sujeitou a isso?

Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.
Hebreus 2.18

Ele poderia dar ordem a anjos, tinha autoridade para mandar e desmandar mas não fez uso da sua autoridade desta maneira. Suportou cada tentação, cada sofrimento como homem comum assim como você e eu.  E isso pra que? Para que não viemos a dizer: É demais para mim, eu não consigo, não posso suportar. Toda vez que você se sentir fraco diga: Isso é mentira do diabo (popular calça curta). E lembre-se!

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
Hebreus 4.15-16

Ta difícil, ta pensando em desistir? Bateram e cuspiram no rosto de Jesus para que esta tentação ao seu redor fosse suportada. E é nestas horas que dinheiro, fama, sabedoria humana entre outras coisas mais viram vento e de nada valem. E se fosse acha que a Bíblia é um livro de histórias fictícias, eu te alerto.

Em três piscar de olhos você se ligou que este blog era de “crente”.  O segundo parágrafo começa com Jesus, em momento algum fiz referência a filosofias humanas ou religiosas, citei a bíblia e de forma aberta te expus um pouco quem é o Cristo que sigo. Ainda assim você continua lendo este texto. Por que? Escrevo bem, o layout é bonito? Sabemos que não. Mas, por que você que não acredita em Deus, mas, sim na “alegria” de um porre ou na “paz” de um baseado ainda está lendo? A bíblia tem a resposta.

Porque para mim tenho por certo que os sofrimento do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
Romanos 8.18-23

Você diz que não, que não precisa, ou até acredita e sabe que precisa mas acha que ainda não é o momento. Você tem fome, você tem sede, só não sabe de que. Não é de sexo, de álcool, cigarro, cocaína, ácido... você leu este texto, entrou neste blog de crente careta porque deseja beber da fonte. Que fonte? Lembrou do Titãs e agora descobriu que tem sede de beber água da fonte. Deve ta pensando que pirei de vez. Não vou abusar do Espírito Santo que te manteve até aqui, leia e entenda.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e em verei perante a face de Deus?
Salmos 42.2
No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
João 7.37-38
O Espírito a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
Apocalipse 22.17

Cristo é vida.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Emoção

Uma das definições para EMOÇÃO é Abalo Moral. Abalo fala por si só, e moral ligado ao ânimo significa estado de espírito.


Se em algum momento eu fui “abalado” profissionalmente as chances de agir na emoção com relação a uma oportunidade de emprego são grandes. Quem um dia foi “abalado” em um relacionamento que não deu certo, independente do motivo, tem chances de agir na emoção diante de um novo relacionamento.


Não importa seu talento e capacidade. Se você não estiver resolvido o “abalo” do passado na sua área profissional, como deseja encarar um novo emprego? Se as feridas de um relacionamento ainda estão abertas, como se envolver com uma outra pessoa?


Aqui, estou usando como exemplo duas áreas específicas, mas sabemos que o mundo vai além de trabalho e a pessoa que Deus separou para você. O fato é que antes de curadas as feridas as chances das nossas emoções prevalecerem são grandes. Abalados estamos sensíveis e sem segurança.


Mas o que fazer com as experiências que não deram certo? Aprender e ponto. Não fique remoendo o passado, futricando na ferida. Encarar o tempo por si só como remédio é perigoso. O erro é oportunidade de se entender o que é certo. Sim, simples assim. Assim como sem a Bíblia não saberíamos o que é pecado.


Se você não aprendeu com o erro não vai entender o que é certo. Se o “abalo” não contribuir com o crescimento ainda não haverá maturidade. Se algum erro está se repetindo, permita-se aprender com este, para que na próxima acerte!


As vezes só percebemos o quanto está escuro quando um raio de luz entra. O que pode estar faltando é um pecado que ainda não foi confessado ou reconhecido e também um perdão que ainda não foi liberado ou pedido.


Quanto a este texto tentei ser simples e objetivo, se errei, me diga onde que no próximo eu acerto!


Jesus veio uma única vez e fez o que tinha que ser feito sendo obediente.

"twittadas" pré-texto:
Vou juntar tudo que tem me tirado a paz, colocar em um saco e etiquetar "SÓ EMOÇÃO" e levar para reciclagem.
Experiências, alheias ou próprias, quando frustradas podem gerar uma casca de medo tão grande que não conseguimos ouvir a voz de Deus.
Na Bíblia procuro respostas mas Deus sempre tem mais dando (experiências) oportunidades. Pois viver na prática pela graça supera teorias.
Se não aprendemos com o que um dia deu errado. Não vamos perceber o que é certo. Se nos acostumamos com o escuro a luz incomoda.
Em casa fechada só ilumina luz "artificial". Para que a natural entre é preciso se abrir. Cada parte da casa tem a sua janela.
Não procure só as respostas. Clame pela experiência e seja transformado! E quando estiver fraco Deus te fará forte.
Na hora o corte não doi. É no tempo de curar a ferida que a dor, aquela que incomoda e cura, vem com tudo. #perdoar #amar #crescer 
@servivente



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reação

O pecado endurece o coração gerando incredulidade, deixamos de crer naquilo que tinhamos certeza. Nos calamos pois nossos olhos só enchergam nossas limitações. No trabalho, em meio a familiares, amigos e muitas vezes irmãos com suas diferentes opiniões. Ficamos acuados e passivos a situação.
Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 10.22
Preferimos evitar o confronto, pois no fundo todos querem ser aceitos. Da mesma forma que é tendência o desconforto quando somos contrariados. Quem nunca pestenejou antes de dar seu testemunho? Por ter consciência da possível reação das pessoas, tendo assim que encarar as consequências. Paulo viveu isso, mas será que Deus o deixou desamparado?
Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.
Atos 23.11
Não! O Senhor instiga a Paulo seguir com coragem. A nova aliança, feita através de Jesus, nos dá esperança, gerando a ousadia necessária para declararmos a nossa fé.
Tendo, pois, tal esperança, servimo-nos de muita ousadia no falar.
2 Coríntios 3.12
Seja fruto do pecado ou tendência por evitar o confronto com o errado, o fato é que cada vez que nos calamos a distância entre nós e Deus aumenta. Esquecemos da aliança que temos com o Senhor e as trevas ganham espaço. Aumentando nossa incredulidade, fazendo com que as promessas e sonhos de nossas vidas ganham o rótulo de impossível ou muito difícel. Se não acreditamos no que Deus nos fala, em quem será que acreditamos?
Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.
Hebreus 3.6
Ignoramos o fato de que somos morada de Jesus nesta terra. Assim o que deveria estar limpo acaba por ser contaminado com todo lixo que nos rodeia. Quem sou eu para dar testemunho, quem sou para falar de Jesus. Tenho pouco conhecimento, não acreditarão em mim... se um dia você pensou desta maneira, calma! Isso é normal, mas não se conforme e não aceite isso.
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3.16
Vivemos em um mundo onde se busca padrões e fórmulas, isso é reflexo da falta de fé e esperança - o natural deseja o controle. Nos baseamos em valores e conceitos que fazem acepção de pessoas - isso dentro e fora da igreja. Calados e tímidos é assim que devemos testemunhar? Se você deseja que a glória de Deus se manifeste em sua vida, o livro de Atos nos mostra quais atitudes tomar.
Atos
4.13 Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.
4.31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
Tendo ousadia, coragem e intrepidez ao declarar a palavra de Deus com alegria, júbilo e regozijo a sua esperança será renovada não permitindo a distorção e incredulidade daquilo que está determinado para sua vida.
Hebreus
3.12   Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
3.13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
Existem promessas para sua vida, agarre-se a elas sem intimidar-se por qualquer adversidade. Busque aquilo que agrade a Deus para que você não contamine com o pecado deixando de viver o melhor da sua vida.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Meu dom, meu deus

Antes de mesmo de congregar em uma igreja evangélica, lendo a bíblia e refletindo daqui, refletindo dali, pensava sobre a necessidade de se ter algo palpável, visível para fazer uma oração um pedido. Enfim, a necessidade de ver para crer.

A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus, que feliz aquele que crê mesmo sem ver. Não é por nada que aqueles que não tiveram uma experiência com Deus, através do praticar a palavra, achem o evangelho coisa de louco – não culpo(e).

Fui criado em um lar católico, e todos sabem que a Igreja Católica tem lá suas imagens de “santos” diante das quais rezam e se prostam. Imagina um jovem se convertendo e lendo na bíblia passagens como esta:
Isaías
44.12   O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até formar a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças.
44.13   O escultor mede um pedaço de madeira e com um giz desenha nele a figura do ídolo. Depois, com as suas ferramentas, ele faz uma estátua com a forma de um belo ser humano, para ser colocada num templo.
44.14   O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer.
44.15   O homem usa uma parte da madeira para fazer um fogo; ali ele se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora.
44.16   Assim metade da madeira serve para fazer um fogo; o homem assa a carne, come e fica satisfeito. Também se esquenta e diz: “Que fogo bom! Já me esquentei bem!”
44.17   Com a outra metade da madeira, o homem faz uma imagem, isto é, um deus; depois, fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: “Tu és o meu deus; salva-me!”
44.18   Essa gente não tem juízo. Eles fecharam os olhos e não podem ver nada; fecharam também a sua mente e não entendem nada.
44.19   O homem que faz imagens não entende nada e não tem a inteligência necessária para dizer a si mesmo: “Ora, com metade dessa madeira eu fiz um fogo; assei o pão, assei a carne e comi. E com a outra metade eu fiz esta imagem nojenta. Agora, aqui estou eu, adorando um pedaço de madeira!”
44.20   Adorar uma imagem não adianta nada; é o mesmo que comer cinzas. O homem que adora imagens não pensa direito, mas vive enganado. Ele não pode se salvar, pois não é capaz de dizer: “Isto que está na minha mão não é um deus coisa nenhuma.”
O que você acha que acontecia? Ia até a minha mãe e dizia: Tá aqui ó, ta vendo, a bíblia diz que não devemos nos prostrar diante de imagens, que isso não é Deus e blá blá blá. A maioria dos cristãos teve seu momento Joselito, onde normalmente as mães são os alvos.

Mas o tempo passa e se aprende a ser mais humilde e menos dono da verdade. A palavra de Deus se renova, ela não perde o valor, mas conforme a vontade de Deus a compreensão vai aumentando e indo além do que olhos podem ver e a mente natural é capaz de concluir.
“Mas serão derrotados e humilhados todos os que confiam em ídolos, todos os que dizem às imagens: ‘Vocês são os nossos deuses.’ ” Isaías 42.17
Os ídolos retratados na bíblia, aqui nestes versículos citados, falam de coisas esculpidas por mãos humanas que recebem as vezes de deuses. Mas que na verdade não são capazes de fazer nada.

O reflexo do “crente” é apontar o dedo para igreja católica e seus membros, como eu já fiz um dia, se colocar como juiz e sair se achando o dono da verdade.

O nosso trabalho, resultado da obra de nossas mãos, pode ter se tornado um deus em nossas vidas. Ao confiar naquilo que se pode conseguir por conta própria tras confusão, humilhação e derrota.
O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer. Isaías 44.14
Quem manda a chuva? Quem organizou, criou, a natureza? Quem deu dom para o escultor? Se você acha que o mundo é um acidente e se acha tão bom e capaz de tudo, vá em frente e se prepare para as consequências.

Mas você que sabe que não é fruto de um acidente, Deus tem um propósito para tudo, e aquilo que você é capaz de fazer é dom gratuito que te foi dado mesmo sem merecer.

Não se perca esquecendo de adorar o único que é digno de receber a tua adoração.


Teu dom não é teu Deus.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sucesso de audiência

Sempre disse que novela era uma palhaçada, que as histórias eram forçadas e mentirosas. Porém, hoje tenho uma opinião diferente quanto a isso. Talvez pela eficácia das novelas, hoje suas histórias são reais.

Tem uma passagem que parece ser a base de muitos escritores de novela. Você deseja saber como vai ser a próxima novela de sucesso de uma grande emissora brasileira? Leia Gálatas capítulo 5 do versículo 19 ao 21.

19 As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes,
20 a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,
21 as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.

Da pra dizer que realmente as novelas tratam dos assuntos da vida real. E isso pode levar muitos, independente de crença ou conhecimento pensarem: E daí, qual o problema? O final do versículo 21 nos revela qual o problema.

“Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.”

Tudo que esta listado nos versículos 19, 20 e 21 de Gálatas são consideradas obras da carne (natureza humana). No decorrer do capítulo, versículos 22 e 23, são listados o que é fruto do Espírito.

22 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,
23 a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.

O que são frutos do Espírito? São frutos, consequências, daquilo que uma vida com Jesus proporciona a tudo aquele que escolher “crucificar a carne, com suas paixões e concupiscências” Gl 5.24.

Agora pegue os itens dos versículos 19, 20 e 21 e coloque de uma lado da balança. Depois pegue os itens dos versículos 22 e 23 de Gálatas 5. O que tem pesado mais na sua balança “crente”?

E você que talvez não acredite na bíblia e muito menos em Deus, me responde o que deseja colher na sua vida, seja sincero e não um orgulhoso e hipócrita.

Você deseja as consequências da imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, adoração de ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas, bebedeiras, farras e outras coisas parecidas com essas?

Ou você prefere os frutos do o amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio?

Termino com o primeiro versículo que decorei ao buscar Deus na leitura da sua palavra. Nunca busquei uma igreja, busquei a Deus em sua palavra e entendi a necessidade de frequentar uma igreja em vez de ficar vendo, ou vivendo, uma novela.

“Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.” 1 Coríntios 6.12

Todos versículos citados estão na Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Compare com outras traduções em SBB.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ritmo

Se você entrar na Av. Assis Brasil (Porto Alegre) saindo da FreeWay, e manter uma velocidade de 60km pegando o tempo certo do sinal aberto, você segue por ela, ao menos até o Habib's, sem precisar parar.

Não é uma hora acelerar e outra reduzir, é manter os sessenta que o negócio flui. Andar com Jesus tem algo semelhante: adquirir um ritmo - devocional - com leitura da palavra, oração buscando intimidade com Deus, torna o andar constante, o que torna mais fácil o fluir.

Visualize o sinal vermelho como o momento errado, se você atravessar pode até ir adiante mas, as chances de ser multado ou bater são grandes. O amarelo como espere, não é o momento ainda. E o verde como Deus dizendo “vai filho siga em frente”.

Não sei você, mas eu prefiro quando é possível fluir no trânsito sem para e arranca. Pessoalmente é curiosa esta comparação, pois tenho carteira, mas, não sei dirigir. Passei de primeira tanto na teórica quanto na prática.

Mas, hoje mesmo sabendo a barbada dos 60km na Assis Brasil eu não lembro mais como se liga um carro. Por que? Não pratiquei, pela lei basta eu pagar uma taxa responder umas perguntas e minha carteira está renovada e poço sair dirigindo.

Cristo morreu na cruz para que tenhamos vida eterna, já o aceitemos como Senhor Salvador. Mas, o que temos feito com esta verdade no dia-a-dia? O que fazemos com aquilo que já aprendemos?

Qual sinal esta acesso para você? Ou está preso em um engarrafamento porque tentou pegar um atalho? Há um caminho para todos, faça do Espírito Santo Deus o seu GPS.

Leia Tiago 1:22

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A hora é agora

Mulheres costumam ser mais fortes diante de diagnósticos de morte, os homens normalmente se vêem abalados - foi assim com Ezequias. E ele recorre a quem? A Deus, o que até mesmo os incrédulos fazem quando descobrem que o partir desta vida está próximo.
 

“Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.”
Isaías 38.1

As argumentações seguidas de choro complementam o momento - fui assim, fiz isso e isso. O que acontece se tais argumentos saem de lábios sinceros? Deus livra
Ezequias junto de sua cidade do inimigo, e se compromete a defender sua cidade. Uma oração gerou mais do que uma cura pessoal.
“Então, veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos.”
Isaías 38.3-5

Não sei você, mas eu pelo estilo de vida que levava não era mais pra estar aqui, ou até estaria, mas não como estou hoje. Tendo consciência do perdão, da cura, do livramento... o que fazer depois de ter uma oração ouvida e atendida? Qual é a nossa gratidão após termos anos acrescentados aos nossos dias?
“Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados. A sepultura não te pode louvar, nem a morte glorificar-te; não esperam em tua fidelidade os que descem à cova. Os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu faço; o pai fará notório aos filhos a tua fidelidade. O Senhor veio salvar-me; pelo que, tangendo os instrumentos de cordas, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida, na Casa do Senhor.”
Isaías 38.17-20
Ezequias entende porque teve que passar por tal sofrimento, e agradece a Deus por isso, não fica grato apenas por ter sido curado. Ele foi adorar o Senhor no decorrer dos 15 anos que foram acrescentados aos seus dias. E alerta para fato que é em vida que devemos ser gratos.

Eu creio em um só Deus, um só caminho assim com uma só vida. E creio na eternidade junto de Deus na terra que ele nos prometeu. Mas não vou esperar a eternidade na terra prometida para louvar a Deus. Praticar
Isaías 38.19 “Os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu faço...” é preciso.

Não se abale com as sentenças, creia em Deus, entenda os propósitos e saiba que você faz parte de um corpo. A tua oração pode gerar algo muito maior do que uma cura pessoal. Não espere a morte para entender isso.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Escolhido

A bola não é minha, mas fui chamado pra jogar.

“Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades.” Mt 10.1

Ele chama e dá autoridade.

“...procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel; a, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus.” Mt 10.6-7

Ele não direciona para algo pessoal, voltado ao eu, mas sim procurar vidas que estão perdidas alertando que o grande dia está próximo.

“Eis que eu vos envio como ovelhas para meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.” Mt 10.16

“...visto que não sois vós os que falais, mas Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.”Mt 10.20

A Palavra nos alerta quanto a nossa postura. No oba oba, de qualquer jeito, não dá. Ele chama, envia, capacita mas não diz que vai ser fácil.

“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” Mt 10.22

Todos queremos ser amados, mas nem sempre será assim. Porém...

Ele ama, chama, capacita, envia, alerta e na leitura da palavra testifica.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Rebeldes, pérfidos e idolatras.

O capítulo 2 do livro de Jeremias está dividido em três partes. Na tradução da minha bíblia os títulos são “O amor de Deus e a rebeldia do povo”, ”Perfídia sem exemplo” e “Israel adorou a Baal”.

A primeira parte fala do povo que no início servia com dedicação, mas com o passar do tempo trai quem os salvou. Daria pra resumir com um ditado popular “Vassoura nova varre que é uma beleza”. A sustentação disso se dá no restante do capítulo.

Depois é preciso buscar o significado de Perfídia. Voltar atrás, retornar; desertar; infidelidade, apostasia, deslealdade; voltar a uma antiga posição. Tamanha foi à transformação, no início, que fica difícil encontrar um exemplo, algo semelhante, para comparar e justificar tanta deslealdade.

O capítulo se encerra na idolatria a outro deus que não aquele que um dia os salvou. No versículo 27 fala-se em pedra e madeira. Porém, o que hoje, infelizmente, encontramos é uma idolatria que muitas vezes vai além de imagens e símbolos.

Não podemos esquecer de onde saímos e quem nos guiou. Nossa carne tende a esquecer disso logo que as coisas se estabilizam, resultando em apostasia. Que nos conduz a uma confusão de valores.

Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra em que se não semeia. Jeremias 2.2

Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas e, cavaram cisternas rotas, que não retêm águas. Jeremias 2.13

A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o Senhor, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, Senhor dos exércitos. Jeremias 2.19

Como se envergonha o ladrão quando o apanham, assim se envergonham os da casa de Israel; eles, os seus reis, os seus príncipes, os seus sacerdotes e os seus profetas,
que dizem a um pedaço de madeira: Tu és meu pai; e à pedra: Tu me geraste. Pois me viraram as costas e não o rosto; mas, em vindo a angústia, dizem: Levanta-te e livra-nos.
Onde, pois, estão os teus deuses, que para ti mesmo fizeste? Eles que se levantem se te podem livrar no tempo da tua angústia; porque os teus deuses, ó Judá, são tantos como as tuas cidades. Jeremias 2.26-28

Vinícius Vivente

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Distância

Qual cristão nunca foi questionado a respeito de um irmão que está afastado da igreja (corpo)? Qual cristão nunca caiu no erro de julgar alguém que, mesmo depois de ter tido uma experiência com Deus, se afastou? Qual cristão nunca se entristeceu com um amigo que escolheu voltar às coisas do passado ignorando o que Jesus fez por cada um de nós?
Eu levanto a mão para estas questões, já fiquei sem saber o que falar quando questionado a respeito de pessoas, que demonstravam uma nova vida com Cristo. E diante disso caí no erro de tentar explicar o afastamento delas. Vezes fui crítico e pequei ao julgar, outras, por não querer enxergar os propósitos de Deus, tentei achar justificativas.
Da mesma maneira que me alegro com vidas que chegam, me entristeço quando se distanciam. Porém, Deus tem mostrado algumas coisas quanto a isso, entre elas, poço pontuar três. Um dia eu fui a vida que estava distante, hoje por estar próximo não tenho o direito de julgar quem se afastou e, a obra é dEle, Senhor dos Exércitos é o seus nome.
Algumas pessoas conhecem meu testemunho. Da tarde para noite resolvi parar de beber e busquei na bíblia argumentos para isso. Antes de convencer amigos do porque desta decisão, primeiro eu precisava entender o porquê deste posicionamento. Em menos de um mês parei com a maconha que fumava vez ou outra. No andar da carruagem fui me posicionando em relação a outras coisas.
Perto de completar dois anos sem drogas, cansado de baladas, conheci uma igreja pela internet. Assistindo um culto ministrado lá em São Paulo, eu aqui em São Sebastião do Caí no interior gaúcho aceitei Jesus. A sede mais próxima desta congregação que me mostrou o evangelho ficava a uns 60 km, eu tenho carteira, mas não dirijo e de qualquer forma não tenho carro.
Mesmo assim tal distância não foi problema. Me perguntei sim diversas vezes porque Deus foi me colocar em uma igreja tão distante, tem outras mais próximas da minha casa, que pregam a mesma palavra. A resposta para isso é o fato de que os planos de Deus não deveriam ser questionados e sim vividos, o resultado é maravilhoso.
Hoje, já existe uma igreja desta congregação a uns 20 minutos da minha casa, e uma reunião no formato de célula (reunião em casa) na minha cidade. Nunca me afastei da bíblia, da igreja, dos irmãos, daquilo que Deus tem revelado como o caminho que devo seguir. Porém, isso não me faz melhor ou pior do que qualquer um.
Na virada do último ano vi muitas vidas se afastarem, por motivos diferentes. Tentei entender, julguei, desanimei mas aprendi. Para Deus não existe distância, e é Ele quem escolhe a quem, quando e o que revelar. Ele permiti acontecer coisas que só entenderemos na glória, a obra é dEle, me resta (com alegria) não atrapalhar e fazer o que Ele mandar.
Creio na volta de cada um, pois a semente foi plantada e será regada com oração. O fruto será o arrependimento nos corações, gerando um corpo unido. Com os olhos voltados a Deus, ouvidos atentos a sua palavra e lábios declarando a sua verdade.
Aqueles que estão longe virão e ajudarão no edificar o templo do Senhor, e sabereis que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós outros. Isto sucederá se diligentemente ouvirdes a voz do Senhor, vosso Deus. Zacarias 5.15
Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o Senhor, e eu o sararei. Isaias 57.19
Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.
Atos 2.38-39
Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.
E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
Efésios 2.11-22
Eu, sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou filho do homem, que não passa de erva?
Quem és tu que te esqueces do Senhor, que te criou, que estendeu os céus e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do tirano, que se prepara para destruir? Onde está o furor do tirano?
O exilado cativo depressa será libertado, lá não morrerá, lá não descerá à sepultura; o seu pão não lhe faltará.
Pois eu sou o Senhor, teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas – o Senhor dos Exércitos é o meu nome.
Isaías 51.12-15



quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vivendo "João 3:16"

Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura de inverno, próximo a uma esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho vendia balas a fim de conseguir alguns trocados. Mas o frio estava intenso e as pessoas já não paravam mais quando ele as chamava.
Sem conseguir vender mais nenhuma bala, ele sentou na escada em frente a uma loja e ficou observando o movimento das pessoas.
Sem que ele percebesse, um policial se aproximou.
- "Está perdido, filho?"
O garoto balançou a cabeça.
- "Só estou pensando onde vou passar a noite hoje... normalmente durmo em minha caixa de papelão, perto do correio, mas hoje o frio está terrível...
- O senhor sabe me dizer se há algum lugar onde eu possa passar esta noite?"
O policial mirou-o por uns instantes e coçou a cabeça, pensativo.
- "Se você descer por esta rua", disse ele apontando o polegar na direção de uma rua, à esquerda, lá embaixo vai encontrar um casarão branco; chegando lá, bata na porta e quando atenderem apenas diga: "João 3:16 ".
Assim fez o garoto. Desceu a rua estreita e quando chegou em frente ao casarão branco, subiu os degraus da escada e bateu na porta.
Quem atendeu foi uma mulher idosa, de feição bondosa.
-"João 3:16", disse ele, sem entender direito.
- "Entre, meu filho". A voz era meiga e agradável.
Assim que ele entrou, foi conduzido por ela até a cozinha onde havia uma cadeira de balanço antiga,bem ao lado de um velho fogão de lenha
-"Sente-se, filho, e espere um instante, tá?"
O garoto se sentou e, enquanto observava a bondosa mulher se afastar, pensou consigo mesmo: "João 3:16... Eu não entendo o que isso significa mas sei que aquece a um garoto com frio".
Pouco tempo depois a mulher voltou.
-"Você está com fome?", perguntou ela.
-"Estou um pouquinho, sim... há dois dias não como nada e meu estômago já começa a roncar.."
A mulher então o levou até a sala de jantar, onde havia uma mesa repleta de comida.
Rapidamente o garoto sentou-se à mesa e começou a comer ; comeu de tudo, até não aguentar mais. Então ele pensou consigo mesmo: "João 3:16... Eu não entendo o que isso significa, mas sei que mata a fome de um garoto faminto".

Depois, a bondosa senhora o levou ao andar superior, onde se encontrava um quartinho com uma banheira cheia de água quente.
O garoto só esperou que a mulher se afastasse e então rapidamente se despiu e tomou um belo banho, como há muito tempo não fazia. Enquanto esfregava a bucha pelo corpo pensou consigo mesmo: "João 3:16... Eu não entendo o que isso significa, mas sei que torna limpo um garoto que há muito tempo estava sujo".

Cerca de meia hora depois a bondosa mulher voltou e levou o garoto até um quarto onde havia uma cama de madeira, a antiga, mas grande e confortável.
Ela o abraçou, deu-lhe um beijo na testa e, após deitá- lo na cama, desligou a luz e saiu.
Ele se virou para o canto e ficou imóvel, observando a garoa que caía do outro lado do vidro da janela. E ali, confortável como nunca, ele pensou consigo mesmo: "João 3:16... Eu não entendo o que isso significa, mas sei que dá repouso a um garoto cansado".

No outro dia, de manhã, a bondosa senhora preparou uma bela e farta mesa e o convidou para o café da manhã.
Quando o garoto terminou de comer, ela o levou até a cadeira de balanço, próximo ao fogão de lenha.
Depois seguiu até uma prateleira e apanhou um livro grande, de capa escura.
Era uma Bíblia. Ela voltou, sentou-se numa outra cadeira, próximo ao garoto e olhou dentro dos olhos dele, de maneira doce e amigável.
- "Você entende João 3:16, filho?"
- "Não, senhora... eu não entendo... A primeira vez que ouvi isso foi ontem à noite... um policial que falou...".

Ela concordou com a cabeça, abriu a Bíblia em João 3:16 e começou a explicar sobre Jesus.
E ali, aquecido junto ao velho fogão de lenha, o garoto entregou o coração e a vida a Jesus. E enquanto lágrimas de felicidade deixavam seus olhos e rolavam face à baixo, ele pensou consigo mesmo: "João 3:16... ainda não entendo muito bem o que isso significa, mas agora sei que isso faz um garoto perdido se sentir realmente seguro" .
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único Filho para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Deus não mandou Jesus para condenar o mundo, mas sim para salvá-lo. Aquele que crer em Jesus não será condenado, mas terá a vida eterna!


Recebemos por e-mail